Google

Participe do Movimento Educacionista

O Movimento Educacionista tem por objetivo promover a educação de forma integral e participativa. Este é um movimento apartidário, sem fins lucrativos e totalmente pró-educação. Somente pela revolução na Educação o Brasil poderá vivenciar seu enorme potencial territorial e social.

Próximo encontro: informe-se na sede do IMPAR.
Endereço: QND 14, Lote 17, Taguatinga Norte-DF.
(61) 3354-3731

Cartilha burnout em professores. Distribua!

Videos relacionados ao Movimento Educacionista

Loading...

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Educacionista: Construtor do Sabor do Saber

O que é ser educacionista?
Um ideal, Uma profissão, um chamado?
O que te fez um Professor? Um sacerdócio? Uma Vocação? As circunstâncias?
Tudo bem...!
O Professor confessional clama, reclama.
O educador exerce suas tarefas com prazer.
Mas, o educacionista no exercício de suas tarefas não só clama, mas, conclama as mudanças, a ação; não só evoca mas convoca às transformações pessoal, social, políticas... para juntos processar a construção.
Não só se preocupar com a chegada, mas, vibra na caminhada.
Quem desde modo procede, não é um mero professor, é mais que um educador, é um educacionista. E neste processo, porta-se com:
- Contato empático
- Espontaneidade
- Atitude docente
- Inclusão como pessoal real na relação
- Flexibilidade
O educacionista não é somente fogo, nem atiçador, mas, combustível...
Ele deve está consciente da dor do outro.
Deve saber (do verbo saborear) que sua "matéria prima" (mas que matéria), é o que é de mais fascinante sobre a Terra: "o Ser Humano"...
Diante deste olhar, educacionismo deixa de ser somente instruir, ensinar e passa a ser mesclagem entre Ciência e Arte; a harmonização da materialização do Belo com o BEM. Como diz Plotino: " Só a alma Bela, poderá perceber o Belo".
A despeito de tantas adversidades políticas, social, econômicas, culturais e históricas; devemos lutar para minimizar as distâncias que nos separam e maximizar os laços que nos irmanam no real progresso da humanidade. Nunca parar; "estamos fazendo uma grande obra": Estamos formando pessoas. Derivado do latim: aquele que re-soa.
Então, gente, como é bom viver fazendo Ciência-arte. Ciência-arte com a consciência de gente adulta, sem perder a simplicidade e a alegria da criança.
Nada é mais contagiante do que a alegria.
A prática educacionista está intrinsecamente envolvida pela postura ético-ecológica.
O educacionista é um obreiro, cujo material é extrato de si mesmo, posto que, o edifício que constrói tem como pedras preciosas os pilares que sustentam a humanidade que é: paz, alegria, paciência, solidariedade, liberdade, cidadania, Cidadania...
Então Educadores que fazemos o movimento educacionista, façamos de nossa vida um curso e que através deste possamos aproveitar como início de uma agradável e surpreendente viagem em direção aos “Reinos Maravilhosos" da Alma.

Enock Guimarães/ Ivan Braga
Brasília-DF, 22/09/07

2 comentários:

Bella... disse...

Olá. Não sou formada na área de Educação. Sou enfermeira, mas como tal tb posso atuar ensinando.
Mas nada é tão sublime como encorajar os primeiros passos de alguém no universo da leitura e da escrita. Por isso pra mim, os professores são verdadeiros deuses. Independente da idade do aluno, a construção do saber é sublime.
Parabens e coragem a todos os educacionistas!

Brazil Task Force - Força Tarefa do Brasil disse...

Dia 18 de abril, dia Nacional do Livro. Dia da nossa Blogagem Coletiva contra o Analfabetismo. Pegue o selinho, ajude a divulgar. Participe.

href="http://www.lhmbrasil.com.br/blog/?p=764